quarta-feira, 8 de agosto de 2018

DIA D - BNCC

    No dia dois de agosto, foi o Dia D - Mobilização Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio e na EE Américo Alves, a Equipe Gestora, Professores e Alunos discutiram e analisaram os documentos pertinentes as mudanças propostas nas habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio. 
    A BNCC vai trabalhar com 3 eixos:
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - As redes irão (re)elaborar seus currículos a partir da BNCC;
  •  ITINERÁRIOS FORMATIVOS - As redes deverão elaborar currículos que contemplem 1.800h da BNCC e 1.200h de diferentes itinerários formativos, que poderão ser escolhidos pelos estudantes;
  •  AUMENTO DA CARGA HORÁRIA - As redes irão ampliar a carga horária total das atuais 2.400h para 3.000h e a carga anual mínima de 800h para 1.000h.
      A Base não é um currículo, ela é a referência para elaboração e revisão dos currículos, ela define os direitos de aprendizagem essenciais, que todo estudante deve desenvolver, enquanto os currículos traçam o caminho até lá. Contempla os conhecimentos de todos os componentes, enquanto os currículos definem como o ensino desses conhecimentos será organizado.
     A proposta da Base para o Ensino Médio está organizada em quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias e
  • Ciências Humanas e Sociais.
    Com os alunos e Grêmio as atividades foram de reflexão sobre os sonhos das “juventudes” que compõem o universo escolar e como a escola que temos hoje contribui para a realização destes sonhos. Para inspirar a conversa, foi sugerido o filme “Nunca me Sonharam”, e após a exibição do filme houve amplo debate enriquecendo as atividades propostas.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário